En

Jardim Interior
Jardim Interior visa a aquisição de competências artísticas, educacionais e relacionais através de um conjunto de experiências práticas vivenciadas ao longo de uma semana de trabalho intensivo.
A Companhia de Música Teatral (CMT) tem vindo a desenvolver um conjunto de práticas artísticas capazes de estabelecer vínculos educativos e sociai desde a primeira infância No Verão de 2013, no âmbito do projeto Opus Tutti, uma experiência denominada Jardim Interior, teve um particular impacto nos participante (crianças e adultos) e no público (bebés e seus acompanhantes)

Jardim Interior tem implícito um processo criativo em que se constrói uma experiência artística para famílias com bebés que acontece em diálogo com a natureza.
Esta experiência foi o culminar de uma residência artística e duma série de workshops com crianças, artistas e educadores realizados ao longo desse ano. O conhecimento adquirido fez-nos pensar num modelo de formação assente na mobilização de aspectos cognitivos e emocionais, vivenciados ao longo de um processo criativo em que se prepara a apresentação de um espectáculo final para pais e bebés. Foi assim que, em 2015, trabalhámos este novo conceito e criámos a Formação Imersiva Jardim Interior, estreada na Fundação Calouste Gulbenkian no âmbito do Projecto GermInArte. Nesta formação procura-se fomentar o diálogo entre diferentes profissionais e materializar as ideias de “arte total”. Ao longo do processo de preparação visando a apresentação da peça final, vão sendo abordadas as seguintes “matérias” principais: voz e movimento; paisagem sonora vocal e com recurso a instrumentos não convencionais; teoria de aprendizagem musical de Edwin Gordon; musicalidade comunicativa; música como mediador na interação humana na primeira infância; música como instrumento para o desenvolvimento humano.

O percurso formativo de Jardim Interior tem implícito um processo criativo único, em ressonância com as “paisagens sonoras” e as “paisagens humanas” de cada lugar onde germina, culminando com uma experiência artística para famílias com bebés realizada num espaço ao ar livre, em diálogo com a natureza.


COORDENAÇÃO DO PROJECTO COMPANHIA DE MÚSICA TEATRAL + PROJETO GERMINARTE

DIREÇÃO ARTÍSTICA PAULO MARIA RODRIGUES / CRIAÇÃO PLÁSTICA MIGUEL FERRAZ / FORMADORES FILIPE LOPES, HELENA RODRIGUES, JORGE PARENTE, PAULO MARIA RODRIGUES / INTÉRPRETES FILIPE LOPES, HELENA RODRIGUES, JORGE PARENTE, PAULO MARIA RODRIGUES, PEDRO RAMOS, SANDRA ROSADO, FORMANDOS DE JARDIM INTERIOR / COORDENAÇÃO HELENA RODRIGUES, PAULO FERREIRA RODRIGUES / AGRADECIMENTOS CONSIGLIA LATORRE

GERMINARTE - TRANSFORMAÇÃO ARTÍSTICA PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL E HUMANO

GERMINARTE É UM PROJECTO ARTÍSTICO E EDUCATIVO FINANCIADO PELA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN QUE VISA CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL E HUMANO A PARTIR DA PRIMEIRA INFÂNCIA, ATRAVÉS DA QUALIFICAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS E DA CONCEPÇÃO DE BOAS PRÁTICAS DE FORMAÇÃO.

O vosso trabalho é uma obra para a cultura da paz e eu fico muito feliz por saber da vossa existência e ver que experiências belas como as vossas são possíveis. Tenho-vos no calor do meu coração e o meu espírito permanece desperto para continuar a observar experiências como a vossa. “You are working for peace!”

Marie Stutz, Directora da Association Nationale de Recherche et Action Théàtrale, França



O movimento abre-me a voz
Histórias atrás dos olhos
O corpo enquanto casa vibratória,
Os silêncios,
O deixar acontecer,
Viajar entre o conhecido e o que se
desconhece

Sinto-me bonito,
Sem idade e em paz
Sinto um corpo cheio de vida
Como uma peça que encaixa num estado
de atenção permanente

Vejo-me como parte de um bando de
pássaros. Em determinados momentos voo
de maneira diferente em busca de
sensações diferentes para depois retornar
ao bando
Há uma espécie de mel que envolve todo o
ambiente e nos cola uns aos outros
O corpo não me pertence, ficou no jardim
Vejo-me através dos outros
Vejo-me diferente, transformada

Levo um pouco mais de mim e dos outros,
levo um jardim onde passeio
Levo vontade de germinar
Que as borboletas se mantenham durante
muito tempo nos nossos pés.

Frases escritas pelos participantes na Formação Imersiva
Jardim Interior, Fundação Gulbenkian 2015
CONCEÇÃO / PRODUÇÃO