As criações da CMT estão associadas à edição de suportes lúdicos ou/e educativos para pais, professores de música, educadores de infância, professores, terapeutas e outros profissionais da infância. Noutros casos pretendem ser um registo puramente artístico do projeto que lhe deu origem. Noutros casos, ainda, pretendem ser um registo reflexivo sobre o processo criativo.

Guia do Universo-CMT

O “Guia do Universo-CMT” é um livro que pretende dar conhecer de forma resumida mas abrangente a Companhia de Musica Teatral. Numa primeira secção abordam-se aspectos da identidade da CMT: factos, pessoas e ideias-chave. A primeira secção termina com a exposição da ideia de "constelação artísitico-educativa", uma peça chave para que se possa compreender a forma como os projectos se criam, organizam e evoluem. As criações artísticas da CMT têm formas muito diversas, são um “caleidoscópio” que reflete as possibilidades de cruzamento entre a Música e outras linguagens artísticas e têm um potencial educativo intrínseco que pode ser explorado através de formatos participativos, permitindo desconstruir e compreender as ideias, linguagens e matérias que as integram. A ideia de “constelação” é um olhar poético mas também analítico e objetivo de um sistema em expansão, com “corpos” de natureza diferente, interagindo entre si  através de “campos” de natureza estética ou conceptual.
A segunda secção do Guia do Universo-CMT” aborda as constelações-actuais, bem como os projectos que fizeram parte do percurso (constelações-mãe).
O Guia inclui ainda uma secção sobre a CMTeca e um Speaker´s Corner, testemunhos de várias pessoas que têm observado a evolução do Universo-CMT.

Disponível por encomenda através do email da CMT.

Manual Para a Construção de Jardins Interiores (Livro e CDs Audio)

"Manual Para a Construção de Jardins Interiores”, editado pela Fundação Calouste Gulbenkian, reune um conjunto de propostas práticas para serem implementadas por artistas e educadores interessados em trabalhar em arte para a infância. Ao longo do projeto Opus Tutti foram testadas ideias, estratégias e materiais que foram organizados em sete fascículos: um fascículo introdutório, Acerca de Jardins Interiores, que explica as linhas gerais que orientam as diferentes propostas e listas de leitura complementar, três fascículos com propostas inspiradas pela Teoria de Aprendizagem Musical de Edwin Gordon, Colos de Música, Colos da Terra e Colos dos Bichos, um fascículo com propostas de audição ativa da música de Bebé PlimPlim, um fasciculo sobre criação de recursos sonoros de execução acessível, Super-Sonics e um, Raps&Rimas, textos com palavras que "soam a música”, trabalhados como objetos pictóricos. O Manual foi organizado por Helena Rodrigues, Paulo Ferreira Rodrigues e Paulo Maria Rodrigues e contou com a colaboração de Ana Guedes, Ana Isabel Pereira, António Rodrigues, Fernanda Lopes, Filipe Lopes e Henrique Fernandes. Inclui os CDs Colos de Música, Colos da Terra, Colos dos Bicho, Bebé PlimPlim e SuperSonics.

À venda na livraria da Fundação Calouste Gulbenkian ou por encomenda através do email: montra@gulbenkian.pt