As criações da CMT estão associadas à edição de suportes lúdicos ou/e educativos para pais, professores de música, educadores de infância, professores, terapeutas e outros profissionais da infância. Noutros casos pretendem ser um registo puramente artístico do projeto que lhe deu origem. Noutros casos, ainda, pretendem ser um registo reflexivo sobre o processo criativo.

Guia do Universo-CMT

O “Guia do Universo-CMT” é um livro que pretende dar conhecer de forma resumida mas abrangente a Companhia de Musica Teatral. Numa primeira secção abordam-se aspectos da identidade da CMT: factos, pessoas e ideias-chave. A primeira secção termina com a exposição da ideia de "constelação artísitico-educativa", uma peça chave para que se possa compreender a forma como os projectos se criam, organizam e evoluem. As criações artísticas da CMT têm formas muito diversas, são um “caleidoscópio” que reflete as possibilidades de cruzamento entre a Música e outras linguagens artísticas e têm um potencial educativo intrínseco que pode ser explorado através de formatos participativos, permitindo desconstruir e compreender as ideias, linguagens e matérias que as integram. A ideia de “constelação” é um olhar poético mas também analítico e objetivo de um sistema em expansão, com “corpos” de natureza diferente, interagindo entre si  através de “campos” de natureza estética ou conceptual.
A segunda secção do Guia do Universo-CMT” aborda as constelações-actuais, bem como os projectos que fizeram parte do percurso (constelações-mãe).
O Guia inclui ainda uma secção sobre a CMTeca e um Speaker´s Corner, testemunhos de várias pessoas que têm observado a evolução do Universo-CMT.

Disponível por encomenda através do email da CMT.

Ecos de GermInArte (Livro e Vídeo DVD)

“Ecos de GermInArte”, editado pela Fundação Calouste Gulbenkian, expõe os conceitos e resultados desenvolvidos ao longo dos quatro anos do projeto, bem como ideias relacionadas. Com contributos de Ana Isabel Pereira, Birgitte Holt Nielsen, Colwyn Trevarthen, Hans Van Regenmortel, Helena Rodrigues, Luciana Leiderfarb, Mariana Vences, Miguel Barbosa, Paulo Ferreira Rodrigues, Paulo Maria Rodrigues e Wasti Henriques. A organização editorial é de Helena Rodrigues, Paulo Ferreira Rodrigues e Paulo Maria Rodrigues e o prefácio de Manuel Carmelo Rosa. O livro inclui ainda um DVD com o documentário “Voar da ponta dos dedos” realizado por Luís Margalhau.

À venda na livraria da Fundação Calouste Gulbenkian ou por encomenda através do email: montra@gulbenkian.pt