O IX Encontro Internacional Arte Para a Infância e Desenvolvimento Social e Humano teve lugar na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa e, tal como nos outros anos, contou com uma variada paleta de convidados e de áreas do conhecimento e da cultura, tais como Pedagogia e Investigação da Música na Infância, Cinema, Psicologia do Desenvolvimento do Bebé em associação com a Etologia dos Passeriformes, Dança, Educação, Coreografia e Música. O programa do encontro pode ser consultado aqui.

O IX Encontro terminou com Étude #2 (peer reviewed), um “encontro altamente provável” de figuras que todas juntas trabalharam num projeto que precisamente combinava as áreas do saber que tinham fervilhado durante o dia: Arte/Música, Ciência e Pássaros! Étude #2 (peer reviewed) nasceu no contexto laboratorial e intelectual do Encontro e da vontade de continuar o que foi começado em Étude #1, apresentado no Jardim Interior de Loulé (aqui e aqui).

Sinopse desta Co(i)nspiração:

Il Maestro (Paulo Maria Rodrigues) termina a sua conferência “Arte, Comunidade e Educação: Mil Pássaros, Mil Lugares” fazendo um elogio à tecnologia e à robótica, um exemplo de máquinas que funcionam como substitutos dos seres humanos. Graças à Inteligência Artificial, continua Il Maestro por que não dispensar os pássaros reais e substitui-los por robots? Assim, será apresentado em primeira mão um protótipo como resultado de um rigoroso trabalho de investigação de Il Maestro com o Cientista Dr. Fortuna (Jorge Graça). O inventor do CyberBird é então convidado a juntar-se ao Il Maestro. Este pássaro robot traz inúmeras vantagens, sendo que a mais interessante é a de que é possível ter um pássaro canoro afinado e a reproduzir melodias perfeitas! E a perfeição é o que se procura!

Para interagir com o CyberBird, numa estreia inesquecível, Il Maestro convidou Maria Pavone (Maria João Sousa), a Famosa Cantora de Ópera Internacional, para cantar uma famosa peça do repertório lírico com o CyberBird. A Diva encontra-se em delírio e excitação por participar nesta experiência de vanguarda científica e escolhe a célebre ária de Offenbach “les oiseaux dans la charmille”. Em todas as suas tournées, Maria Pavone faz-se acompanhar dos seus cúmplices, a sua devota e fiel Camareira (Rita Roberto) e o seu Bombeiro (António Dente), prontos a auxiliar a sua senhora no que for preciso.

O show começa e a Diva entusiasma-se com o que experiencia – o CyberBird canoro é irresistível. Maria Pavone não aguenta tanta emoção e desmaia em êxtase, caindo nos braços de sua Camareira. O Bombeiro tenta reanimar com tudo o que lhe aparece à frente. The Show Must Go On!! Il Maestro não para, continua e surgem pessoas voluntariosas, Eles Próprios (Inês Silva e Mariana Vences) que tentam minimizar os danos para que o desastre não seja completo, enquanto a Camareira e o Bombeiro tentam reanimar a sua senhora. Esta volta a si, revê o seu novo amor cibernético e termina em apoteose!

Maria João Sousa